Playlist produzida sob encomenda para o Projeto Andarilha, conduzido por Ana Luiza Gomes.

Aos andarilhos, ofereço meu patuá sonoro.

Com linha vermelha costurei um pano com um pouquinho de todo o som que me protege e faz bem. Para começar, sonoras ervas perfumadas e cheias de poder. Pius. O molhado da Floresta. Grilos. Aquele sopro, oração da Bethânia. Shiiiiu. O chiado ardido que disco de 78 rotações tem. água. Com a linha da capoeira, bordei no mesmo pano ecos vindos da África. Depois, a linha virou anzol, cruzou o oceano, e veio parar nos terreiros de cá.  Esse patuá tem orixá. E tem também a proteção de uma porção encantados. Tem Candeia, tem João da Bahiana, Pixinguinha, Alcione e Zeca Pagodinho. Também tem mandinga minha, com pedras e conchas gravadas em casa.

Enquanto vou fechando tudo isso no saquinho de pano, mentalizo que a música protege. Enquanto existir som, não estaremos sós.

Ingredientes para um Patuá Sonoro:
1. Maria Bethânia – Carta de amor (Maria Bethânia e Paulo César Pinheiro)
2. Alcione – Mironga do Mato (Nei Lopes e Wilson Moreira)
3. Candeia – Saudação a toco preto (Candeia)
4. Mestre Canjiquinha – Temas da capoeira Angola
5. Zaíra de Oliveira e Fernando Senna – Já Andei (João da Bahiana, Pixinguinha, Donga)
6. Edson Conceição – Batata doce, Colar de contas e Patuá (Edson Conceição e Aloísio)
7. Roberto Silva – Mandei fazer um Patuá (Raimundo Olavo / Norberto Martins)
8. Aracy de Almeida – Eu vou lá no candomblé (Antonio Almeida)
9. Vovó Juventina – Patuá da Vovó (vovó Juventina)
10. Genimar – Saravá seu Zé Plintra
11. Zeca Pagodinho – Chico não vai na Curimba (Dudu Nobre / Zeca Pagodinho)
12. Jovelina Pérola Negra – Santo Forte (Manelzinho Menezes)
13. Alcione – Figa de Guiné (Reginaldo Bessa / Nei Lopes)
14. Antono Carlos e Jocafi – Dente de alho (Antonio Carlos, Jocafi e Julio Sao Paio)
E mais paisagens sonoras gravadas por Jonas Rocha, na Floresta Amazônica, e Mike Woloszyn no Equador (Gradecida, Freesound.org). E algumas mandingas sonoras com conchas e pedrinhas lá de casa.


Radialista e produtora cultural, Biancamaria Binazzi se especializou em rádio documentários na BBC Accademy, em Londres. Uma das criadoras do projeto Goma-Laca (www.goma-laca.com), é aliada do Rádio para gerar encontros entre acervos, espaços e gerações, promovendo eventos musicais, podcasts e rodas de escuta. No seu Estúdio Manacá faz experimentos sonoros. Desde 2012 é roteirista e produtora do programa da Revista Pesquisa FAPESP na USP FM. Também atuou na Rádio Cultura FM, Cultura Brasil, Web Rádio do Centro Cultural São Paulo.

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Tive o prazer de ouvir a radialista e produtora cultural Biancamaria Binazzi falando sobre seu trabalho de pesquisa musical no Goma-Laca em uma mesa imperdível do Seminário “Projeto Missão de Pesquisas Folclóricas 1938-2015”, realizado no Centro Cultural São Paulo.

Mario de Andrade, como diretor do Departamento de Cultura de São Paulo, organizou em 1938 a Missão de Pesquisas Folclóricas que viajou durante 2 meses pelo Norte e Nordeste do Brasil coletando observações em Cadernetas e fazendo gravações sonoras das mais diversas manifestações culturais populares. Alguns objetos adquiridos dessas andanças fazem parte do acervo do CCSP e foram expostos em outubro de 2015. Diversas atividades como shows e mesas redondas fizeram deste mês uma homenagem às diferenças étnico-raciais, culturais e religiosas brasileiras. Uma das mais importantes ações curatoriais ocorridas na cidade no ano passado, cuja exposição principal ainda está em cartaz, até 06 de março de 2016.

Por isso,  fiz questão de convidar Bianca para participar da nossa pergunta “para você, o que é patuá?” e sua resposta não poderia ter sido outra que não uma coletânea de músicas sobre o tema. Depois de escutar tantos cantores brasileiros importantes cantando aos orixás, tive a certeza que é também na música que carregamos patuás sem muitas vezes nem saber (Ana Luiza Gomes).