Em 2012, a Mobile Radio BSP, estação temporária de radio arte com transmissão 24 horas por dia, transmitiu diretamente da Trigésima Bienal de São Paulo produções de rádio-artistas de diferentes partes do mundo. Idealizada em 2005 pelos artistas Sarah Washington e Knut Aufermann, a Mobile Radio busca deslocar a produção radiofônica do ambiente do estúdio para outros locais.

O Laboratório de Rádio do Centro Cultural São Paulo participou da programação da Mobile Radio com a série radiofônica ‘Sonoro Postal’, veiculando peças sonoras curtas produzidas para o evento a partir do acervo de discos de 78 rotações da Discoteca Oneyda Alvarenga.

Idealizada pelo pesquisador e poeta modernista Mário de Andrade em 1935, a Discoteca Oneyda Alvarenga dispõe de mais de vinte mil discos de 78 rotações, incluindo o precioso material recolhido a partir de 1938 na Missão de Pesquisas Folclóricas, sobre a música praticada em comunidades do Norte e Nordeste do Brasil.

Ouça o Programa “Benditos de gratidão”:

“…uma velha sentada no chão, coberta quase a cara toda com o chale. Chale de lã! Quando a esmola cai na cuia, a boba pega o dinheiro depressa e dá pra velha. Então esta canta um “bendito” de gratidão. Tem a voz nítida e o bendito musicalmente é maravilhoso. Alimentamos a continuação dele  com esmolas enquanto pego meu caderno pautado, e anoto a cantiga. O povo me cerca sarapantado, bêbados, meninos, mulheres, tudo espiando o caderno esquisito. Só mesmo a boniteza do canto me sustenta no escândalo.

“Deus li pague a santa esmola

Deus li leve no andô

Acumpanhado di anjo

Acirculado di flô,

Assentado à mão direita,

Aos péis di nosso Sinhô!”

Termino de anotar a melodia e fico maravilhado contemplando a simplicidade genial dela. Que perfeição de linha, que equilíbrio de composição! E que desmentido pra certas teorias. Canto em maior e rápido e apesar disso duma dor magnífica, pobre, mesquinha, triste mesmo…estralo de sede e vou obcecado pelo bendito da pobre, cantando por dentro com uma melancolia enorme.”

Fragmento de  “ O turista aprendiz”, de Mário de Andrade

20 de janeiro de 1929 – Catolé do Rocha (PB)

Ouça o Programa “Brasil Pregão”:

Para ouvir todos os programas da série Sonoro Postal, produzidos por Biancamaria Binazzi, Rita Daher, Thais Caniati, Gisele Jardim e Lais Franco, sob coordenação de Janete El Haouli, acesse a WebRadio do Centro Cultural São Paulo.

Sonoro Postal: Laboratório de Rádio do Centro Cultural São Paulo
Acervo: Discoteca Oneyda Alvarenga / Missão de Pesquisas Folclóricas (1938)
Produção, edição e roteiro: Biancamaria Binazzi
Gravação: Eduardo Neves Nelson Katayama