Biancamaria Binazzi

Radialista
Produtora
Pesquisadora

Radialista e produtora cultural graduada em Rádio e TV pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero (2005), sou mestra em Filosofia pelo Instituto de Estudos Brasileiros (IEB-USP) dentro do programa “Culturas e Identidades Brasileiras” (2019). Estudo questões ligadas à discografia brasileira em 78 rotações, arquivos sonoros, rádio e escuta. 

Idealizadora do Goma-Laca, núcleo de criação e pesquisas sobre discos brasileiros gravados em 78 rpm assino a co-direção, pesquisa e produção dos discos “Goma-Laca: Afrobrasilidades em 78 rpm”(2014) e “Goma-Laca: Cantos Populares do Brasil de Elsie Houston” (2019). 

Desde 2004 desenvolvo projetos especiais para Discoteca Oneyda Alvarenga do Centro Cultural São Paulo, como as séries Sonoro Postal, Festival de Choro Na Batuta do Gato e o programa Crônicas de Toca Discos entre outras.

Em minha dissertação de mestrado, escrevi sobre as trocas de discos que aconteceram entre a Discoteca e outros arquivos sonoros do mundo no período da Segunda Guerra Mundial, especialmente o intercâmbio com o arquivo de música folclórica da Biblioteca do Congresso em Washington e a correspondência trocada entre Mário de Andrade, Oneyda Alvarenga, Alan Lomax e Harold Spivacke. 

Como radialista, atuei como produtora, programadora musical, apresentadora e roteirista na Rádio Cultura FM e Rádio Cultura Brasil (Fundação Padre Anchieta), tendo colaborado também com Web Rádio do Centro Cultural São Paulo, Rádio USP, Rádio Eldorado e Rádio Batuta.. Entre 2011-2016 atuei como produtora e roteirista do programa radiofônico Pesquisa Brasil, da Revista PESQUISA FAPESP, veiculado na Rádio USP FM.

Desde 2004 ofereço cursos e oficinas sobre linguagem radiofônica, escuta e música brasileira. Sou integrante do coletivo Rádio Experimenta (com Amadeu Zoe e Debora Pill) e desde 2018 ministro a oficina Caçando Sons (com Marta Fonterrada). Atuei como facilitadora no projeto Educom.rádio em 2004 no CEU Meninos.

Biancamaria Binazzi is a radio producer based in São Paulo. She is the co-creator of Goma-Laca (www.goma-laca.com), which promotes research, diffusion and creation of new works derived from shellac records (1902-1964). In her graduate studies at Instituto de Estudos Brasileiros, Universidade de São Paulo (IEB-USP), she investigated the exchanges between Pan-American music archives under the Good Neighborhood policy. In 2019, produced and directed the music album “Goma-Laca: Cantos Populares do Brasil de Elsie Houston”. In 2014, she produced the album “Goma-Laca: Afrobrasilidades em 78 rpm”, and the exhibition “Afro 78”, both resulting from her research about the first afro-brazilian musical themes recorded in Brazil. She also produced the album “Trio Gato com Fome: em busca dos sambas de Raul Torres”, containing new interpretations of his sambas originally recorded in the 1930s. She has also worked at Centro Cultural São Paulo (Discoteca Oneyda Alvarenga), Rádio Cultura FM, and Rádio Cultura Brasil. 

 

 

 

Radialista e produtora cultural e mestranda no Instituto de Estudos Brasileiros (IEB-USP), é uma das idealizadoras do projeto Goma-Laca. Especializada em rádio-documentários pela BBC Accademy, também atuou na Rádio Cultura FM, Cultura Brasil, Rádio USP (Pesquisa FAPESP) e na Web Rádio do Centro Cultural São Paulo. Desde 2017, promove uma série de cursos, oficinas e encontros sobre as potencialidades do Rádio em parceria com Débora Pill e Amadeu Zoe, no coletivo Rádio Experimenta.

*O projeto Goma-Laca, criado em parceira com Ronaldo Evangelista, é um centro de criação, pesquisa, difusão voltado à música brasileira produzida em discos de 78 rotações (entre 1902 e 1964). Desde 2009,  produzimos artigos, podcasts, vídeos, exposições, rodas de escuta, shows. Em 2014 lançamos o disco “Goma-Laca: Afrobrasilidades em 78 rpm” e agora nos preparamos para lançar o novo disco “Goma-laca: Cantos populares do Brasil de Elsie Houston”, em julho de 2019.

*Inspirada na cultura dos saraus, chás musicais e “discações” promovidos por Mário de Andrade em sua residência na Rua Lopes Chaves, na Barra Funda, criou o ciclo Gira-Disco (2016-2017), com audições de discos em 78 rpm no Museu Casa Mário de Andrade.

*Oficina Caçando Sons: ministrada em parceria com Marta Fonterrada no Centro Cultural São Paulo, a oficina integrou a exposição comemorativa dos 80 Anos da Missão de Pesquisas Folclóricas, idealizada por Mário de Andrade em 1938. Ao final do curso, foi produzido um mapa sonoro da cidade e uma peça radiofônica.

Rádio:

*Entre 2012-2016 fez roteiro e produção do Pesquisa Brasil, programa de rádio da Revista Pesquisa FAPESP em parceria com a Rádio USP FM. Apresentado por Fabrício Marques, editor da Revista Pesquisa FAPESP, o programa vai ao ar todas as sextas-feiras, às 13h, e aborda as principais inovações científicas brasileiras com entrevistas e reportagens exclusivas

Na Cultura FM (2005-2009), produziu, entre outros, programas de música clássica apresentados por Carlos Siffert, Marcelo Jaffé, Toninho Carrasqueira e Julio de Paula, bem como transmissões ao vivo de concertos promovidos pelo Mozarteum Brasileiro, Sociedade de Cultura Artística e o Festival de Inverno de Campos do Jordão e Oferenda Musical.

Na Rádio Cultura Brasil (de 2006-2009) atuou como programadora musical, e conduziu o programa semanal 78 rpm.

Participou do pré-natal dos programas Radar Cultura e Cultura Livre. Na Rádio Gazeta AM (2002-2003) foi apresentadora do Jornal da Gazeta Universitária, sobre todos os assuntos que eram assunto e motivo para passar o tempo ouvindo os discos da histórica Discoteca da Gazeta.

*Latinoamérica*  Ao lado dos radialistas Patricia Terran (Chile) e Lissandro Botasso (Argentina), integra o coletivo de rádio latinoamericano Cenizas en El Aire, veiculado na rádio JGM (Santiago, Chile) e na rádio Eterogenia (Córdoba, Argentina). * Em 2014, colaborou como locutora com a peça sonora DreamLand, do rádio artista Joaquin Confreces (Ushuaia- Argentina). A peça, sobre poema de Edgar Alan Poe com 15 mulheres de diferentes partes do mundo recebeu menção honrosa na Bienal Internacional de Radio de México na categoria Rádio Arte. Em 2009, participou como palestrante no Ondas en Coro – Encontro de Radialistas e Investigadores para pensar los desafíos do rádio no Séc XXI, organizado pelo Centro Cultural España Córdoba, Radio Eterogenia, e Centro Cultural España no México. *

*Discoteca Oneyda Alvarenga* Na Web Rádio do Centro Cultural São Paulo desenvolveu série de programas e projetos especiais sobre a Discoteca criada por Mário de Andrade em 1935. Entre eles, estão Festival de Choro na Batuta do Gato, e os programas de rádio “Cronicas de Toca Discos” e “Sonoro Postal”, apresentado em 2013 na Mobile Rádio, durante a Bienal Internacional de Artes.

*Assim Assado – Um caderno de receitas musicais* Lançado em 2013 em parceria com a jornalista Patrícia Moll Novaes e a radialista Teca Lima, o projeto Assim Assado- um caderno de receitas musicais aborda as possíveis conversas entre música e gastronomia a partir de programas de rádio, playlists, receitas e curiosidades.

*Educomunicação* Interessada nos potenciais do rádio como ferramenta na Educação, também participou do projeto Educom.Rádio, em 2001, promovendo oficinas e discussões sobre o Rádio e suas potencialidades como ferramenta de diálogo, ensino e aprendizado em escolas municipais da rede pública. As oficinas e debates com escolas e comunidade foram realizadas no CEU MENINOS (Ipiranga).

*O disco Trio Gato com Fome: em busca dos sambas de Raul Torres, lançado em 2015, é o segundo disco do Trio Gato com Fome e apresenta os primeiros sambas gravados pelo artista de música caipira Raul Torres. O disco, produzido com apoio do ProAC contou com a participação Proveta, Osvaldinho da Cuíca, Caçulinha, Oswaldinho do Acordeon, entre outros. O show de lançamento no Centro Cultural São Paulo também teve participações de Ná Ozzetti e Passoca.

Caçadora de sons.